9ª edição do Smart Cities indica crescimento do município, que está à frente de diversas capitais, e destaca sucesso do programa de Rota de Cargas Pesadas
Realizado na cidade de São Paulo entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) indicou, mais uma vez, Jacareí entre as melhores cidades do país, no recorte de Mobilidade. Nesta métrica, a cidade avançou três lugares e passou da 46ª, para a 43ª posição.
Realizado pela Plataforma Connected Smart Cities (CSC), o evento tem como propósito destacar os municípios que incentivem a expansão do conceito de cidades inteligentes, garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos. Trata-se de uma medição de alcance nacional, capaz de mensurar resultados dos 5.568 municípios do Brasil.
“Ficar nesta posição de destaque, à frete de diversas capitais como Natal, Vitória, Palmas e Aracaju, mostra que Jacareí segue tratando a mobilidade urbana como a prioridade que é, reforçando a importância de compartilhar espaços, cuidando da segurança viária e avançando no compromisso de vias seguras e acessíveis” pontua Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.
Rota de Cargas Pesadas
Assim como na edição anterior, o recorte de Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities foi composto por 11 indicadores. São 10 concebidos para o eixo de mobilidade e um para o eixo de segurança (mortes em acidente de trânsito). Jacareí teve especial destaque com a atenção dada para a Rota de Cargas Pesadas, referência para diversas cidades a partir do sucesso alcançado localmente, e que traz liderança de diversos lugares que querem implementar o mesmo modelo em suas regiões.
“A Rota de Cargas Pesadas foi implantada após estudos e consultas públicas, que resultaram na participação popular e de profissionais e entidades de classe do setor logístico da região. O resultado confirma que é possível ter maior fluidez e segurança no trânsito local, sem deixar de atender aos motoristas de caminhões. Nosso índice melhora ano a ano porque seguimos atentos” reforça Edinho, que detalhou o programa durante palestra aberta ao público, no centro de convenções do evento.
O programa de Rotas de Carga Pesadas em Jacareí trabalha com tecnologia digital, uso de aplicativos para cadastramento de caminhão e frota, permissão e restrição de horários de acordo com vias, autorizações especiais, definição de tipos de cargas, ente outros. Desde sua implementação, em 2017, houve uma redução de 62% no número diário de caminhões que circulam na área central do município, saindo de 7.500 caminhões por dia circulando nas vias centrais, com 6 mortes em vias locais. Agora, são 2.900 caminhões por dia e zero mortes por sinistro com caminhões trazendo conforto, qualidade de vida e segurança para pedestres e motoristas.
Legenda: Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, em palestra durante a 9ª edição do Connected Smart Cities
LEIA MAIS
- ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito’ é celebrado com plantio de mudas em Jacareí
- Prefeitura de Jacareí entrega duplicação, recapeamento e nova ligação da avenida Castelo Branco
- Dia de Finados: confira alterações viárias no entorno dos cemitérios municipais, em Jacareí
- Alunos da rede municipal de Jacareí participam de “Blitz Mirim” para conscientização no trânsito
- Mais de 200 pessoas participam do Bikecine Jacareí