Durante o mês de maio, a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, realiza uma série de atividades para conscientizar a população sobre a Luta Antimanicomial.
A luta tem como objetivo defender os direitos das pessoas com sofrimento mental e combater a ideia preconceituosa de que a única forma de tratamento é a internação e a realização de intensos tratamentos, ao invés de procurar formas alternativas que respeitem o direito fundamental à liberdade e o direito de viver em sociedade dos pacientes.
“Queremos passar a mensagem que existem novas formas de tratamento e cuidado, mais eficazes e resolutivas, que não agridem o indivíduo”, afirma Solange Mendes, gerente de atenção especializada da Secretaria de Saúde.
A programação começa na próxima quarta-feira (10), às 9h, com a exibição do filme ‘Nise da Silveira: O coração da Loucura’, no auditório da Secretaria de Educação (Rua Lamartine Delamare, 69, centro).
Já no dia 18/05 (quinta-feira), dia nacional da luta, acontece a caminhada de conscientização a favor da Luta Antimonicomial, com saída do Espaço Liberdade (Av. Santos Dumont, 97 – Jardim Liberdade), às 9h, com chegada no Pátio dos Trilhos.
No dia 24/05 (quarta-feira), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e Secretaria de Educação, acontece apresentação da peça de teatro “A Casa Verde”, às 10h e às 20h, no teatro do Educamais Parque dos Sinos (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 595 – Jardim Marcondes).
Para finalizar o mês, no dia 29/05 (segunda-feira), às 9h, o auditório da Câmara Municipal recebe a roda de conversa ‘Luta Antimanicomial: Novas Formas de Cuidado’, com psiquiatras da Secretaria de Saúde.
“A caminhada e toda programação da luta antimanicomial em Jacareí foi uma reinvindicação dos próprios pacientes e familiares, e que recebeu todo apoio de funcionários, médicos e da Prefeitura para levantar a bandeira da conscientização e dar visibilidade a essa justa causa”, reforça Solange.
A realização das atividades é da Secretaria de Saúde e conta com o apoio das Secretarias de Governo, Esporte, Educação, Fundação Cultural de Jacarehy e do SAAE.
(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto:Divulgação)