Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família

Serviços Oferecidos Atendimento em Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde  e Unidades Municipais de Saúde da Família; Link: https://www.jacarei.sp.gov.br/a-prefeitura/secretarias/secretaria-de-saude/
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço Nas UBS/UMSF´s do município os atendimento via demanda espontânea e programada. Para o primeiro atendimento na unidade, ou seja, pacientes sem cadastro, é necessária apresentação dos seguintes documentos:
• RG/CNH/Certidão de nascimento ou documento equivalente
• Cartão SUS
• Comprovante de endereço- conta de água, luz, telefone, loja, contrato de aluguel da imobiliária e declaração de próprio punho do proprietário ao inquilino.
Para os atendimentos seguintes apresentar documento de identificação, caso haja a alteração das informações referente ao cadastro, será necessário o documento para a devida comprovação. Importante ressaltar que os cadastros devem ser constantemente atualizados, portanto mudança de endereço e telefone, comunicar seu agente comunitário.
Os agendamentos para consultas, exames ou outro serviço indicado são realizados pessoalmente na unidade de Saúde de referência das 7h ás 17h, de 2ª à 6ª feira.
Etapas para processamento do serviço 1) Paciente chega a unidade básica de saúde se apresenta na triagem ou recepção; 2) Recepção ou triagem irá verificar a demanda e encaminhar ao setor responsável; 3) Em casos de consulta após o procedimento o paciente deve se direcionar a recepção para agendamento dos exames ou consulta de retorno;
Prazo máximo para a prestação do serviço Os agendamentos nas UBS´s/UMSF´s ocorrem a depender das necessidades identificadas pela equipe técnica, podendo ser priorizados a depender do quadro do paciente, situação de vulnerabilidade e atividade procurada.
Forma de prestação de serviço Os serviços são ofertados de modo individualizado ou em grupo, no local da unidade, domicílio ou pontos de apoio na comunidade.
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço Via comunicação com a equipe do seu território (UBS/UMSF ); espaços de participação social (Conselhos Gestores de Unidades, COMUS, ações territoriais etc);  Ouvidoria da Saúde; protocolando solicitação de esclarecimentos no Atende Bem.
Prioridades de atendimento De acordo com as legislações vigentes de garantias de direitos, os atendimentos são prioritários para idosos, crianças e adolescentes, gestantes e puérperas; recém-nascidos com dificuldades na amamentação; condições agudas que necessitam de intervenção terapêutica imediata (para serem encaminhados em tempo hábil ao serviço especializado de referência); pessoas com necessidade de prescrição de dieta enteral; situações de violências ou violações de direitos
Previsão de tempo de espera para atendimento O tempo de espera para a realização dos procedimentos e serviços da Atenção Básica, dependem da avaliação clínica e procedimento a serem ofertados.
Mecanismos de comunicação com o usuário Via profissionais das equipes de referência do usuário; respostas à Ouvidoria ou demais canais de participação social; durante a realização de acolhimento, atendimentos ou demais ações possíveis.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações A partir das manifestações realizadas nos locais mencionados, a UBS/UMSF poderá receber presencialmente ou via e-mail; a resposta também poderá ser realizada por esses canais de comunicação, ou ainda via Memorando para a Diretoria de Atenção Básica.
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço Via comunicação com a equipe do seu território (UBS/UMSF ou NASF-AB); espaços de participação social (Conselhos Gestores de Unidades, COMUS, ações territoriais etc);  Ouvidoria da Saúde; protocolando solicitação de esclarecimentos no Atende Bem.