O presidente da Fundação Cultural de Jacarehy ‘José Maria de Abreu’, Fabricius Tremocoldi Stipp se reuniu na manhã desta quarta-feira (18), com representantes de artesanato da cidade para definir as ações que vão nortear os trabalhos na área nos próximos anos.
O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito Edgar Sasaki, além dos representantes das seis feiras que acontecem nos bairros: Vila Branca, Parque Califórnia, Santa Paula, Jardim Flórida, Terras de São João e Jardim Siesta.
Na reunião, foram discutidas questões como a criação de um regulamento, cadastro dos artesãos, infraestrutura e periodicidade das feiras. Crochê, rendas, patchwork e pintura foram apontados como primordiais para alavancar o desenvolvimento do ramo.
Para o presidente da Fundação Cultural, outras secretarias também têm participação importante para o incentivo do artesanato na cidade. “O fomento, a estrutura e a produção do artesanato em nosso município têm de ser pensados por outras secretarias como Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, por exemplo”. Fabricius ressalta, ainda, a criação de uma “incubadora criativa” para fortalecer a economia e ajudar na construção da identidade do setor de artesanato.
Já o presidente da Associação dos Moradores do Vila Branca, Adilson Gusmão, presidente da Associação dos Moradores do Vila Branca, bairro que conta com uma feira de artesanato, avaliou a reunião como “excelente, pois permitiu a interação dos organizadores e estimulou o trabalho em equipe”.
Feira no Siesta – No próximo dia 5 de fevereiro, a Associação de Proprietários e Moradores do Jardim Siesta realizará a primeira feira de artesanato do ano, na Praça México, das 10h às 14h.
(Diretoria de Jornalismo)