SERVIÇO DE CALAMIDADES E EMERGÊNCIAS / PLANTÃO DE SOBREAVISO
OBJETIVO
Os objetivos do Serviço de Calamidades e Emergenciais são:
- Assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança;
- Manter alojamentos provisórios, quando necessário;
- Identificar perdas e danos ocorridos e cadastrar a população atingida;
- Articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas;
- Promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais.
PÚBLICO ALVO
População atingida por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados.
População removida de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do Poder Judiciário.
INDICADORES
Os indicadores utilizados para monitoramento deste programa são:
- Indicadores de Desenvolvimento do CREAS (Nota Técnica nº 27/2015/DGSUAS/SNAS/MDS); Os indicadores são calculados a partir de 03 dimensões: Estrutura Física, Recursos Humanos e Serviços. É obtido pela média aritmética simples dos níveis atingidos em cada dimensão.
- Número de atendimentos mensais; e
- Indicadores oriundos do censo SUAS anual.
POLÍTICA NORTEADORA
As ações deste serviço estão fundamentadas nas seguintes políticas norteadoras:
- Lei n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm
- Resolução CNAS n.º 145, de 15 de outubro de 2004, que aprova a Política Nacional de Assistência Social (PNAS); https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucao-cnas-no-145-de-15-de-outubro-de-2004
- Resolução CNAS n.º 130, de 15 de julho de 2005, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS); https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf
- CNAS n.º 269, de 13 de dezembro de 2006, que aprova a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOBRH/SUAS); https://www.social.go.gov.br/files/arquivos-migrados/54ea65997b6c44c14aa59c27bc4946a1.pdf
- Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais: Resolução 109 de 11 de Novembro de 2009. https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf
- Decreto nº 106, de 11 de Julho de 2001 – Regulamenta o regime de Sobreaviso instituído pela Lei nº 4422, de 26 de Dezembro de 2000. https://leismunicipais.com.br/a/sp/j/jacarei/lei-ordinaria/2000/442/4422/lei-ordinaria-n-4422-2000-dispoe-sobre-o-regime-de-sobreaviso-e-da-outras-providencias-2000-12-26
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Para conhecer mais sobre as ações de apoio para situações de Calamidades e Emergências, acesse o seguinte material complementar:
- Plano de Contingência de Defesa Civil de Jacareí (2020-2022). Disponível https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/PLACON-Atualizado-2021.pdf
- Lei Municipal 4422 de 26 de Dezembro de 2000 https://leismunicipais.com.br/a/sp/j/jacarei/lei-ordinaria/2000/442/4422/lei-ordinaria-n-4422-2000-dispoe-sobre-o-regime-de-sobreaviso-e-da-outras-providencias-2000-12-26
EQUIPE DE PROFISSIONAIS
A equipe que compõe o Serviço de Calamidades e Emergências da Assistência Social é composta pelos profissionais: Assistentes Sociais, Motoristas e outros profissionais conforme publicações descritas no Boletim Oficial do Município.
VISÃO INTERSETORIAL
Para realizar o Serviço de Calamidades e Emergências é necessária a participação intersetorial dos seguintes atores com as respectivas atribuições:
Secretaria de Assistência Social: articula os serviços de proteção social básica, através dos CRAS no território para a atenção qualificada a esta população. Trabalho integrado com a proteção especial de média e alta complexidade, a partir das ofertas de serviços, programas, projetos e benefícios nos territórios.
Secretaria de Saúde: realiza articulação com a Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social para o atendimento das famílias vítimas de calamidade pública acometidas por doenças e risco à vida, bem como fornece itens de limpeza para desinfecção das residências atingidas, decorrentes dos desastres e calamidades.
Secretaria de Segurança e Defesa Civil: realiza o Plano de Contingência de Defesa Civil de Jacareí (2020-2022), onde todas as Secretarias Municipais, Fundações e Autarquias têm suas responsabilidades descritas.
Secretaria de Infraestrutura: articulação com a Defesa Civil e SAS para remoção das famílias para local seguro.
Secretaria de Educação: articulação e liberação das escolas no entorno das calamidades para acolhimento das equipes para o atendimento às vítimas e liberação de benefícios eventuais.
Secretaria de Esportes e Recreação: articulação e liberação das quadras para acolher as famílias desabrigadas das calamidades.
Fundação Pró-Lar: análise e concessão de Auxílio Aluguel, remanejamento das famílias para quadras e ou hotéis em conjunto com a SAS.
Organizações da Sociedade Civil (OSC’s): constituem como rede de apoio para proteção às pessoas e famílias afetadas por calamidades.
Fundo Social de Solidariedade: realiza campanhas para favorecer a aquisição de mobiliários, roupas, dentre outros, para as famílias afetadas por calamidades.
Serviços Contratados. Como por exemplo, a funerária, para a execução dos funerais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, avaliados pelos técnicos do Plantão de Sobreaviso, dentre outros serviços.
Casa Amizade – Rotary: realiza campanhas para favorecer a aquisição de mobiliários, roupas, dentre outros para as famílias afetadas por calamidades.
LOCALIDADES
Em todo o território do município de Jacareí e, em especial, nos locais mapeados pela defesa civil como áreas de alagamentos e inundações, deslizamentos, desmoronamentos de terras com risco muito alto.
A Secretaria de Assistência Social faz parte do Plano de Contingência da Defesa Civil, sendo acionada quando ocorre calamidades públicas como por exemplo: alagamentos das casas devido às fortes chuvas, áreas de risco, deslizamentos de terra, incêndios, dentre outros. O objetivo principal da SAS é o de Proteção Social às pessoas, assegurando o acolhimento imediato em condições dignas de segurança.
ODS
O Serviço de Calamidades e Emergências contribui para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Este Programa atende à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pois permeia os temas transversais: Determinantes Sociais de Saúde, Equidade e Respeito à Diversidade, Produção de Saúde e Cuidado, Ambiente e Territórios Saudáveis, além dos Eixos de Territorialização, Articulação e Cooperação Intersetorial e Intrasetorial e Gestão.
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