Revisão do Plano Diretor: nova página no site da Prefeitura traz detalhes e informações sobre este processo

Jacareí se prepara para retomar a agenda de atividades referentes à revisão de seu Plano Diretor, a principal lei municipal que orienta o desenvolvimento urbano da cidade. Para garantir que a população fique bem informada sobre todas as ações, e participe ativamente deste processo, uma página no site da prefeitura foi desenvolvida, e encontra-se no endereço www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor. Ali, há estudos, mapas dinâmicos, agenda de eventos públicos, documentos oficiais, entre outros assuntos que serão discutidos durante a revisão do Plano Diretor.

Nesta página, também serão discutidos temas importantes como moradia, zoneamento residencial e industrial, meio ambiente, mobilidade urbana, economia, entre outros, cabendo à população a decisão final sobre o texto da lei. Ao longo do processo, serão disponibilizados alguns questionários, para que as pessoas possam responder perguntas sobre problemas e desejos para o município.

As respostas ajudarão a construir um diagnóstico social da cidade, fornecendo informações importantes para o futuro projeto de lei de revisão do Plano Diretor. Pela página, os interessados também poderão tirar dúvidas, enviar sugestões ou apresentar demandas à equipe responsável pelo processo.

Caderno de Leitura Técnica

A arquiteta da Secretaria de Governo e Planejamento de Jacareí, Cláudia Ciapina Roldão, que é membro do Conselho Gestor, ressalta que, nesta página, será possível acessar o Caderno de Leitura Técnica, documento de quase 400 páginas, com o histórico da evolução urbana da cidade nos últimos anos, elaborado pela Prefeitura de Jacareí e pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. “Foi um estudo feito para servir de base para o processo de revisão. Ele servirá como norte para as leituras comunitárias que faremos com a população”, disse a arquiteta.

Conselho Gestor

Todos os trabalhos vêm sendo coordenados pelo Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, grupo formado por sete representantes do Poder Público Municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada. Os membros da sociedade civil foram eleitos no final do ano passado, em uma eleição que contou com a participação de mais de 900 pessoas.

“Por ser uma lei que vai definir as principais diretrizes legais para o desenvolvimento urbano, social e econômico da cidade, para um horizonte de pelo menos 10 anos, a gestão da revisão do Plano Diretor é realizada em conjunto entre o Poder Público Municipal e a sociedade. A revisão do Plano Diretor é um processo que pertence a todos”, ressalta o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, que também é coordenador do Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor.

Legenda: Na nova página serão discutidos temas importantes como moradia, zoneamento residencial e industrial, meio ambiente, mobilidade urbana, entre outros