A Secretaria de Saúde está realizando ações intensivas contra Dengue na cidade. Os bairros que foram priorizados são aqueles nos quais onde há mais suspeitas de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Nestas ações, as equipes da Vigilância à Saúde percorrem as ruas do bairro e visitam todas as casas para verificar se há locais que possam servir como criadouros do mosquito causador da Dengue.
Nos casos de controle habituais, quando há suspeitas de locais que possam funcionar como criadouros do mosquito, os agentes seguem um modelo padrão, que determina um raio de ação em torno do provável foco.
Neste ano, as equipes da Vigilância à Saúde também estão utilizando carros de som para alertar os moradores sobre os cuidados que todos devem tomar para evitar a proliferação do mosquito da Dengue. O principal deles é verificar, pelo menos uma vez por semana, se há objetos e vasilhas que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito.
Em casos onde é detectada a presença do mosquito, as equipes da Vigilância à Saúde farão a aplicação de inseticidas nas residências e nos imóveis do entorno. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da colaboração de todos os moradores para garantir a eficácia no combate ao mosquito transmissor da Dengue. As equipes que realizam os trabalhos de controle estão devidamente identificadas com crachá e uniformes e utilizam transporte em veículos também devidamente identificados.
(Secretaria de Comunicação)