A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lançou no Boletim Oficial do município desta sexta-feira (04), três editais de promoção e difusão da cultura: Circulação de Artes Cênicas, 16º Mostra de Artes Cênicas de Jacareí e Difusão Artístico Cultural (via Fundo Municipal de Cultura).
As inscrições serão iniciadas a partir de março e as plataformas on-line para os interessados serão divulgadas posteriormente. E na sexta-feira da próxima semana (11), serão divulgados mais dois editais para fomento da arte e cultura em Jacareí.
Patrícia Cruz, Diretora de Cultura da FCJ, reforça que o pacote de editais vem somar aos esforços da instituição em fortalecer e difundir as artes na cidade nesse momento de retomada das atividades presenciais. “O edital de Difusão Cultural, em especial, tem um caráter de promoção de projetos culturais e é uma ação importante do Fundo Municipal de Cultura. Além disso, teremos a volta da Mostra de Artes Cênicas na modalidade presencial e o retorno das ações descentralizadas com o edital de Circulação”, pontua.
Confira abaixo a descrição dos editais publicados e a data de início das inscrições:
Tem como objeto a difusão e circulação da produção das Artes Cênicas na cidade de Jacareí, ampliando e diversificando o acesso a bens culturais pela comunidade. Serão selecionados no mínimo seis grupos com espetáculos estruturados e aptos para apresentações em diversos espaços (teatros, praças e espaços alternativos) que contemplem as mais diversas faixas etárias.
Tem como objetivo a seleção, de até oito propostas cênicas, para realização de apresentação durante a 16ª Mostra de Artes Cênicas, que ocorrerá entre os dias 22 e 30 de julho de 2022. A mostra tem por objetivo a promoção cultural das artes cênicas como expressão artística e de entretenimento fortalecendo e valorizando ointercâmbio entre artistas e públicos, incentivando as pesquisas e as novas linguagens como processo de desenvolvimento regional, acessibilidade, difusão e cidadania cultural.
O Edital de Difusão Cultural é uma ação do Fundo Municipal de Cultura e visa valorizar as diversas culturas e artes oriundas do Município, respeitando as 12 categorias, com base nos setoriais que integram a Lei do Conselho Municipal de Políticas Culturais e suas demandas, podendo contemplar originalmente 25 propostas, sendo contemplado pelo menos uma proposta por cada categoria. Prêmios no valor de R$8.000,00. São as categorias contempladas: música, dança, teatro; circo (mágica, palhaçaria, malabares); contação de histórias (causos e tradições orais, mediação de leitura); literatura; audiovisual (vídeo e cinema); artes urbanas; fotografia; artes visuais (desenho e ilustração, escultura, artesanato, pintura, gravura, colagem); capoeira; culturas populares tradicionais.
Observação: Cada projeto contemplado deverá realizar, no mínimo, duas ações de difusão cultural presenciais e com público com o recurso proveniente do edital no decorrer do segundo semestre de 2022. Não serão aceitas propostas de realização on-line. As ações de difusão cultural contempladas deverão acontecer de forma aberta ao público em datas e locais distintos, devendo ser ao menos uma ação necessariamente em região descentralizada.
Legenda: Divulgação Fundação Cultural de Jacarehy