Unidade de Retaguarda Covid-19 será desativada a partir de 1º de dezembro, em Jacareí

Escutar áudio do texto

Estrutura de atendimento, específica para casos da Covid-19, foi inaugurada em junho de 2020. Novos atendimentos serão realizados na Santa Casa

A Prefeitura de Jacareí irá desativar, nesta quarta-feira (1º), a Unidade de Retaguarda Covid-19, localizada no Jardim Flórida. O hospital foi inaugurado em junho de 2020, como parte do plano municipal de ação de prevenção e combate ao Coronavírus.

Inicialmente com dez leitos, a Unidade de Retaguarda chegou a atender com sua capacidade máxima, de 40 leitos, durante períodos mais críticos da pandemia no município.

“A Unidade de Retaguarda foi fundamental no atendimento da população durante a pandemia de Covid-19. Chegamos a utilizar sua capacidade máxima, sendo dez leitos com suporte ventilatório. Graças a esse equipamento, conseguimos não sobrecarregar os hospitais da cidade. Hoje, com a campanha de vacinação avançada e mais de 76% da população com o esquema vacinal completo, a demanda diminuiu bastante e podemos desativar o hospital”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Durante o mês de novembro de 2021, a Unidade de Retaguarda funcionou com 20 leitos. No dia 29 de novembro, quatro pacientes estavam internados no local, e foram transferidos para a Santa Casa de Jacareí.

Atendimento de Casos de Covid-19

A partir do dia 1º de dezembro, a porta principal de atendimento para os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 será a Santa Casa de Jacareí. O hospital fica localizado na Rua Antônio Afonso, 187, Centro.