Espetáculo resgata poesia e musicalidade do Rei do Baião

Escutar áudio do texto
A montagem é do grupo Cena Teatral. Foto: Divulgação

O espetáculo “Procurando Luiz”, inspirado no universo poético e musical do cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido também como o “Rei do Baião”, é atração nesta quarta-feira (feriado de 12 de Outubro), no EducaMais Jacareí. Serão apenas duas sessões: às 15h e 18h. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes no local – Av. Davi Monteiro Lino, 3595. Classificação livre.


A montagem é do grupo Cena Teatral, com o incentivo do PROAC –
Programa de Ação Cultural.


Segundo o dramaturgo e ator Roberto Haatner, “Procurando Luiz” aborda temas como amizade e superação. “Poético e bem-humorado, o espetáculo alude ao imaginário popular, com canções e referências ao Nordeste brasileiro, de forma lúdica, entretendo espectadores de todas as idades”, comenta.


Ficha técnica – Grupo Cena Teatral, da Cooperativa Paulista de Teatro; Concepção

de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat; dramaturgia de Paulo Rogério Lopes; Cenografia de Marco Antonio Lima; Luz de Kleber Montanheiro; Elenco: Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek.


Sinopse
– Luiz e João são amigos inseparáveis. Moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da

Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para

outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e

todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.


O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma

história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir. Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

(Secretaria de Comunicação Social/PMJ)