A Defesa Civil de Jacareí, seguindo a orientação do CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), encerrou nesta última terça-feira (31) a Operação Chuvas de Verão, que tinha como finalidade atender as ocorrências de deslizamentos e alagamentos na cidade.
No entanto, a diretoria da Defesa Civil de Jacareí reforça que os trabalhos preventivos continuam. “O período de estiagem se aproxima e nós, população e órgãos públicos, devemos nos manter unidos para qualquer calamidade”, destaca o diretor José Donizete de Toledo.
O período de estiagem, que é a redução e até mesmo ausência de chuvas em determinado período, também exige atenção e colaboração da população para evitar acidentes. Como prevenção, a Defesa Civil dá as seguintes dicas:
– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas, rodovias e terrenos.
– Não faça queimadas, pois oferecem risco à saúde e à vida das pessoas, podem danificar a rede elétrica, entre outros prejuízos.
– Não solte balões. Fabricar, vender ou soltar esse tipo de objeto, além de ser crime ambiental, oferece perigo à vida das pessoas e muitos danos à natureza.
– Não solte rojões ou fogos de artifício próximos a áreas de mata.
– Denuncie no caso de identificar atos suspeitos. Ligue 190. Em caso de focos de incêndio ou até mesmo fumaça suspeita, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.