A Prefeitura de Jacareí montou um plantão de dúvidas nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5) para entidades e movimentos sociais que desejam participar da eleição do Conselho Gestor da revisão do Plano Diretor da Cidade.
Quem tiver interessado em tirar dúvidas sobre a documentação necessária, procedimentos de inscrição, sobre as atribuições do Conselho Gestor, entre outras questões, pode utilizar os seguintes canais:
Presencialmente: AtendeBem, localizado no térreo do Paço Municipal (Praça dos Três Poderes, 73, Centro, das 8h às 17h)
Telefones: (12) 3955-9054/3955-9414
Whatsapp: (12) 99208-5557
E-mail: [email protected]
Inscrições se encerram nesta quarta-feira (5) – A Prefeitura de Jacareí convida movimentos populares, entidades sociais e empresariais, sindicatos e demais organizações com atuação na área de política urbana para participar da eleição que definirá a composição do Conselho Gestor, responsável por coordenar os trabalhos de revisão do Plano Diretor da cidade.
As inscrições se encerram nesta quarta-feira (5) e devem ser realizadas no AtendeBem, localizado no térreo do Paço Municipal (Praça dos Três Poderes, 73, Centro).
Formado por 7 representantes do Poder Público Municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada, o Conselho Gestor coordenará todo o processo de revisão do Plano Diretor de Jacareí, desde o acompanhamento dos estudos técnicos que farão parte do diagnóstico do Município até a realização dos eventos com a comunidade para coleta de sugestões de alteração ao Plano Diretor Municipal.
As vagas da sociedade civil serão destinadas a entidades e movimentos sociais ligados às questões urbanas, que indicarão os membros titulares e suplentes que participarão do conselho. O trabalho no Conselho Gestor será voluntário, não havendo qualquer remuneração.
São 12 vagas para a sociedade civil, divididas da seguinte forma:
- 5 (cinco) vagas para movimentos populares e/ou coletivos – formados por organizações comunitárias de moradores e entidades de movimentos reivindicativos, setoriais específicos vinculados às questões sociais e da cidade, constituídos no Município, com atividades contínuas;
- 2 (duas) vagas para entidades de classe sindical – constituídas por entidades sindicais, como sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais de trabalhadores urbanos e rurais, com atuação no Município;
- 2 (duas) vagas para empresas ou entidades profissionais – constituídas por empresas ou entidades profissionais nacionais, regionais ou municipais, representativas do empresariado ou de classe profissional, inclusive, cooperativas, voltadas à produção e/ou ao financiamento do desenvolvimento urbano, com sede no Município;
- 2 (duas) vagas para entidades acadêmicas e de pesquisa – constituídas por entidades acadêmicas sediadas em Jacareí ou que efetue pesquisa, publicada em periódicos de relevância (Qualis B1 ou superior), sobre o Município de Jacareí, englobando corpo discente ou docente, da área de planejamento urbano; e
- 1 (uma) vaga para organização da sociedade civil – constituída por instituição que desenvolva projetos sociais com finalidade pública, sem fins econômicos, com participação nas causas coletivas, com pelo menos 1 (um) ano de existência, e atuação na área de desenvolvimento e planejamento urbano no Município.
No ato da inscrição, a entidade deverá apresentar os seguintes documentos originais ou cópias autenticadas:
Movimentos populares e/ou coletivos (pelo menos dois dos seguintes documentos):
- Ata de eleição da atual gestão e/ou ata de composição contendo seus membros;
- Atas de reuniões realizadas pelo segmento;
- Publicações de notícias em jornais;
- Publicações ou menções em redes sociais;
- Relatórios fotográficos de atividades realizadas;
- Certificados de participações em cursos;
Entidades de classe sindical vinculadas a trabalhadores, entidades profissionais relacionadas à produção e/ou financiamento do desenvolvimento urbano e organizações da sociedade civil
- Estatuto Social atualizado;
- Ata de Eleição da atual gestão;
- CNPJ;
- Comprovante de endereço da sede;
Empresas ou entidades profissionais
- Contrato Social;
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Comprovante de endereço de sede;
Entidades Acadêmicas e de Pesquisa
- Estatuto Social atualizado;
- Ata de Eleição da atual gestão;
- CNPJ;
- Comprovante de endereço da sede;
- Pesquisa publicada em periódicos de relevância sobre o Município, quando a entidade não possuir sede na cidade, nos termos dos critérios estabelecidos no art. 1º, IV deste edital;
Além dos documentos acima, o movimento ou entidade deverá apresentar no ato da inscrição um documento assinado pelo representante legal, indicando as pessoas que irão representá-lo como titular e suplente no Conselho Gestor. Os nomes deverão ser acompanhados de cópias de RG, CPF e comprovante de endereço, indicando que são moradores de Jacareí.
Não poderão ser indicados como representantes pessoas com vínculo empregatício com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário em qualquer esfera de governo (Federal, Estadual ou Municipal) em nenhum momento do processo: inscrição, eleição e durante o mandato.
ELEIÇÃO – A eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Gestor de revisão do Plano Diretor de Jacareí se dará em 21 de março deste ano. O edital com todos os detalhes das inscrições está disponível no Boletim Oficial do Município que foi publicado no dia 16 de janeiro.