No último sábado (10), uma equipe da Secretaria de Assistência Social esteve na região central da cidade realizando uma abordagem direta com os munícipes sobre a Rede Protetiva de Jacareí. A ação que aconteceu das 9h às 12h, ficou concentrada no entorno da Praça Raul Chaves e nas redondezas do Mercado Municipal.
Além de materiais informativos sobre a Rede Protetiva, foram entregues panfletos dos serviços oferecidos pelos equipamentos de assistência social do município, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), entre outros.
Embora a Rede Protetiva tenha um atendimento especializado no combate à violência sexual na infância e adolescência, a abordagem com os munícipes também teve a missão de reforçar a proteção para qualquer tipo de violência e faixa etária.
Caso uma pessoa tenha suspeita de violência, a denúncia pode ser feita para o Conselho Tutelar (Rua Armando Salles de Oliveira, 55 ou pelo telefone 3954-9920), Guarda Municipal (disque 153), Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (Rua Job Aires Dias, 201 ou pelo telefone 3951-5614) e Diretos Humanos (disque 100).
Rede Protetiva
A Rede Protetiva da Infância e Adolescência de Jacareí visa auxiliar a vítima de violência sexual no município, visando um atendimento especializado e integrado. A articulação é formada por cidadãos, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e Defesa da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e Secretaria de Esportes.