Mais de 200 empreendedores e lojistas de Jacareí participaram do ‘Fórum de Comércio’, na noite desta segunda-feira (25), para acompanhar a apresentação de uma pesquisa inédita sobre os hábitos dos consumidores da cidade. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro).
Intitulada ‘Pesquisa de Mercado do Consumidor’, a análise foi idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), unidade de Jacareí, sob a coordenação do professor e doutor em Administração, Matheus Alberto Rodrigues da Silva.
O empreendedor Paulo Bueno, conhecido como ‘Paulo da Horta’, afirmou que participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora. “Aprendi muito e espero conseguir aplicar os conhecimentos que adquiri no meu negócio e desenvolver novos projetos. Gostei muito de ouvir sobre como administrar o negócio, direcionar clientes e entender os diferentes tipos de público”, comentou.
PESQUISA – A partir dos dados compilados, o lojista ou empreendedor pode avaliar informações importantes sobre os consumidores, desde o que interfere na decisão da compra ao tipo de transporte que é utilizado até a loja.
“A pesquisa será uma ferramenta muito importante para que os empreendedores possam conhecer o consumidor de Jacareí e buscar soluções que visam à modernização e fortalecimento do comércio da cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai.
A pesquisa teve duração de seis meses e foi elaborada na metodologia quantitativa, contendo 45 questões, todas objetivas de múltipla escolha, dentre elas, as de identificação do perfil do consumidor, como idade, gênero e renda, que viabilizam a segmentação da população por categorias cruzadas, com base em padrões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como por exemplo, mulher, de 18 a 34 anos e renda de R$1.874,01 a R$3.748,00.