A partir desta segunda-feira (14) o ‘Parque da Cidade’ retoma seu horário normal de funcionamento, das 06 às 22h. Desde sexta-feira (11) o local estava sendo fechado mais cedo, às 20h, para vistorias em combate preventivo aos escorpiões.
Na quinta-feira (10) o ‘Parque da Cidade’ esteve fechado durante todo o dia. Na oportunidade foi realizada a instalação de telas nas galerias e nas quadras, além de serviços de capina. Os serviços preventivos e vistorias no local foram realizados por servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde.
Nenhum escorpião foi encontrado durante as vistorias. Apesar disso, a Secretaria de Meio Ambiente informa sobre os cuidados que os visitantes devem ter no ‘Parque da Cidade’:
- Respeite as barreiras de delimitação de acesso
- Ande sempre calçado
- Não colete material biológico (vegetal ou animal)
- Não alimente os animais silvestres
- Jogue qualquer tipo de resíduo nas lixeiras apropriadas
- Permanecer no parque apenas durante o seu horário de funcionamento
- Verifique a presença de objetos e/ou animais nos locais onde irá sentar (gramado, bancos e quadra)
- Cuidado ao encostar nos troncos das árvores
- Utilize repelentes
- Ao observar a presença de objetos e/ou animais estranhos comunicar imediatamente os colaboradores
- Proibido fumar e fazer uso de bebidas alcoólicas nas dependências do parque
OCORRÊNCIAS – A Secretaria de Saúde registrou uma queda de mais de 60% nas ocorrências envolvendo escorpiões na cidade. Em 2018 foram registradas 10 ocorrências contra 26 em 2017.
No entanto, mesmo com a diminuição, a pasta reforça que qualquer ocorrência deve ser notificada por meio do telefone 0800 16 3010 e no caso de uma picada do animal, o paciente deve ser encaminhado com urgência para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz, onde há um estoque de soros antiescorpiônicos.
(Subsecretaria de Comunicação/PMJ)