A equipe do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estará em Jacareí na próxima semana para uma nova missão de avaliação. A comitiva visitará os locais das futuras obras e verificará os projetos para a realização de uma pré-minuta do contrato de financiamento do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do município.
A previsão é que o grupo chegue no domingo (28), para mais esta etapa do programa, antes da liberação de 60 milhões de dólares (240 milhões de reais) para a prefeitura. A comitiva do Banco vai participar na segunda-feira (29), às 9h, da abertura da missão com o prefeito Izaias Santana, secretários e corpo técnico da prefeitura. Será feita de segunda (29) a quarta-feira (31), uma roda de discussão sobre o status e os avanços dos projetos nas atividades ambientais e sociais, viárias, de mobilidade, logística e desenvolvimento social.
O prefeito Izaias destaca a importância do programa: “Trata-se de programa de obras e ações que integra um planejamento estratégico mais amplo, com ações de curto, médio e longo prazo, formulado com o objetivo de preparar o município de Jacareí para os desafios impostos para as cidades no século XXI. Entre eles, podemos citar a necessidade de revitalização das áreas públicas verdes e de lazer e de qualificação e diversificação dos modais de transporte urbano, com foco na melhoria da qualidade de vida dos habitantes e na atratividade do ambiente de negócios locais”.
O secretário de Governo, Celso Florêncio também explica sobre o financiamento: “Todo financiamento de longo prazo trata-se de um pacto entre as gerações presentes e futuras. Dessa forma, optou-se, nesse projeto, por financiar apenas as obras de infraestrutura, as quais serão amplamente utilizadas também pelas gerações futuras, sendo que as demais obras ‘Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí/SP’ (PRODUSJ) utilizarão recursos do tesouro do Município para sua execução”.
Confira o pacote de obras do Programa:
8 obras viárias – 21,10 km de malha viária
Implantação do Eixo Avenida Malek Assad – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco (terceira ponte)
Pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e interligação com o Parque Meia-Lua e novo acesso à Avenida Getúlio Vargas
Duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco
Implantação do Eixo Nilo Máximo – Euryale de Jesus Zerbini (José Theodoro ao Campo Grande)
Interligação da Rodovia Nilo Máximo – Rodovia Geraldo Scavone
Interligação da Avenida Davi Lino com a Avenida Malek Assad – Parque Meia-Lua
Remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e Getúlio Vargas
Macrodrenagem do Córrego do Tanquinho – que beneficiará a região do Jardim Emília e Terras da Conceição, evitando enchentes. A ação atenderá o a uma reivindicação antiga dos moradores
Expansão da Malha Cicloviária
Interligação de todas as regiões da cidade com o Parque da Cidade, passando pelos EducaMais pelos trechos Parque da Cidade/Parque Meia-Lua, Parque da Cidade/Lucas Nogueira Garcês, Parque da Cidade/Jardim do Vale, Parque da Cidade/Villa Branca, Orla Rio Paraíba/Jardim Emília, Orla Rio Paraíba/Morro do Cristo.
Formação de Parques
Revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul
Criação do Parque Linear do Rio Paraíba do Sul
Criação do Horto Florestal “Seo Moura”
Recuperação Ambiental do Parque do Morro do Cristo
Parque Linear do Córrego do Tanquinho
A comitiva da missão pela CAF é composta pelo executivo sênior do Setor Público (representação no Brasil) José Rafael Neto, e executivos de Infraestrutura e especialistas, com uma delegação mista de técnicos brasileiros e estrangeiros.
(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)