Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe aprovação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo
Neste mês, o MAV recebeu visita técnica dos representantes do SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e representantes do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) para análise de todo o trabalho realizado e estrutura física do prédio.
Nesta quarta-feira (24), a visita foi consolidada com o cadastro básico do SISEM, significando que o MAV está de acordo com todas as legislações vigentes e todos os princípios da museologia internacional.
A partir de agora, o museu é a segunda instituição no Vale do Paraíba a ter este cadastro. Na prática, esse título beneficiará nos editais, captação de recursos e na qualificação de toda a equipe técnica do MAV, pois essa política pública garante o crescimento e modernização para os museus aprovados.
De acordo com Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba tem uma grande importância para Jacareí.
“Nosso objetivo é assegurar políticas públicas que possam ampliar a vida cultural da cidade e contribuir para formação de nossos cidadãos, além de promover o sentimento de orgulho e pertencimento.”, afirma.
O MAV tem por finalidade a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, material e imaterial de Jacareí e do Vale do Paraíba.
(Assessoria de Comunicação/FCJ – Foto: Alex Brito/PMJ)