Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram da abertura oficial do Movimento “Maio Amarelo”, com a palestra da especialista em Educação para o Trânsito e pedagoga Roberta Mantovani, no auditório da Câmara Municipal, na última segunda-feira (7). O “Maio Amarelo” será promovido durante todo este mês pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
A abertura contou com a presença dos alunos que fazem parte do projeto de Educação para o Trânsito, das EMEFs Lamartine, José Éboli, Tarcísio e Barão de Jacareí, como proposta de Educação e Cidadania. Toda a cooperação técnica é da Secretaria de Mobilidade Urbana e Concessionária Rota das Bandeiras.
A palestra “Nós somos o Trânsito” foi direcionada para professores, motoristas da prefeitura e público em geral. Como são desenvolvidos projetos de Educação para o Trânsito nas escolas municipais, os alunos da Educação de Jovens e Adultos participaram da palestra, como importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania.
Maio Amarelo – “Nós somos o trânsito” é o mote da programação especial que a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, criou para promover as ações do “Maio Amarelo”, que, neste mês, pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e propor ações que contribuam por um trânsito mais seguro.
No total, serão quase 30 intervenções ao longo de 14 dias durante o mês de maio, entre palestras, blitzes educativas, ações em faixas de pedestres, bolsões de moto, ciclofaixas, pontes, treinamentos em empresas, atividades para crianças, simulador de direção e óculos de realidade virtual, ações educativas em bares e restaurantes, exposição dos trabalhos realizados por alunos da rede municipal, oficina para professores e ações em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal e Estadual.
(Marta Fernandes e Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação)