As luzes do Parque da Cidade de Jacareí estarão apagadas no próximo sábado (24), das 20h30 às 21h30, para integrar o evento mundial “A Hora do Planeta 2018”. O espaço estará fechado para o público a partir das 20 horas, voltando ao funcionamento normal no dia seguinte.
A “Hora do Planeta” é uma ação global ambiental em parceria com a ONG WWF (World Wildlife Fund – Fundo Mundial da Natureza) uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza.
A ação é um ato simbólico realizado anualmente em que representantes de governos, empresas ou mesmo pessoas físicas são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, apagando as luzes durante 60 minutos.
O Brasil aderiu ao movimento pela primeira vez em 2009 e Jacareí, em 2011. O evento foi criado no ano de 2007 na Austrália, quando ocorreu somente na cidade de Sidney.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Rossana Vasques, comentou sobre a importância da participação do município nesta iniciativa: “A “Hora do Planeta” é um ato simbólico mundial, que busca alertar as pessoas para as causas e as consequências do aquecimento global, e sobre a necessidade de conservação e recuperação de ecossistemas”.
A secretária ainda salientou que a ação tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem hábitos sustentáveis no cotidiano. “A “Hora do Planeta” nos estimula a abraçar os princípios básicos de sustentabilidade do meio ambiente, que são: reciclar, reduzir, reutilizar, responsabilizar e respeitar”, completou.
RETROSPECTIVA – Em 2017, a “Hora do Planeta” chegou a 180 países e territórios e mais de 9 mil cidades e vilas. O município de Jacareí participou do evento, quando as luzes do Parque da Cidade ficaram apagadas durante uma hora.
(Jader Fernandes/PMJ – Foto:Alex Brito/PMJ)