A sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí, foi palco na noite do último dia 20, da apresentação de encerramento da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (Osijja).
A apresentação, com todos os lugares tomados, (cerca de 700 cadeiras), levou ao público composições de Tchaikovsky, Mozard, Albert Ketelby, além de compositores contemporâneos como por exemplo, Leroy Anderson.
Sob a regência do maestro Mauro Messias Bueno Junior, tendo como regente convidado, o maestro Bartolomeu Vaz Mendes, a orquestra se apresentou com cerca de 70 alunos com idade entre 10 e 35 anos e emocionou o público durante quase duas horas de apresentação.
De acordo com Mauro Messias Bueno Junior, “Foi emocionante vivenciar este momento e conduzir os musicistas neste espetáculo com casa lotada de tantos amigos e amantes da boa música. Para mim, essa é a gratificação de um trabalho bem executado e feito por pessoas que amam essa orquestra”, enfatizou o maestro.
A comerciante Maria Gonçalves afirmou que ficou muito alegre pela oportunidade de conferir o espetáculo. “É a primeira apresentação de música clássica da minha vida, fiquei encantada e espero participar mais vezes do evento e também de outras atividades culturais na cidade”.
Estrutura – A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (Osijja), da Secretaria Municipal de Educação promove cursos para jovens músicos, na categoria iniciante, entre 10 a 35 anos. Os instrumentos são: violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, euphonium, tuba e percussão.
Histórico – A Osijja iniciou suas atividades em abril de 1978 com a formação da Fanfarra Municipal de Jacareí (Famuja) onde conquistou vários títulos em sua trajetória nas décadas de 70, 80 e 90. Em 1994, a Famuja se transformou em Banda Marcial Municipal de Jacareí, que permaneceu na categoria até o ano de 2000, quando foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Jacareí.
Em 2010 transformou-se em Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí pela Secretaria Municipal de Educação.
(Jader Fernandes e Marcio Moura/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)