Trabalhar na definição das rotas de corredores acessíveis na cidade foi pauta da reunião da Comissão de Regulamentação de Calçadas, realizada na última quarta-feira (06). A intenção é demarcar pontos principais do município, a partir da rota dos pontos de ônibus que levam aos locais de grande fluxo como shopping, Mercado Municipal, prefeitura, câmara, fórum e SIM (Sistema Integrado de Medicina).
“A proposta da Comissão é que essas rotas sejam acessíveis aos cadeirantes e deficientes visuais visando melhor locomoção”, explica a assessora técnica da Secretaria de Planejamento e integrante da comissão, Cíntia Abdo.
Serão definidos corredores de pedestres em todas as regiões da cidade, e nesses locais as calçadas deverão ser acessíveis, contemplando faixa de pedestre e faixa de serviço, local exclusivo para colocação de árvores, postes, semáforos, de maneira que não atrapalhe o fluxo do passeio.
“Para as propostas das ruas desses corredores estamos analisando o comércio dessas regiões, escolas e outros serviços disponíveis nesses trechos”, disse.
Esse estudo está concretizado e a análise final das rotas traçadas será feita pela Secretaria de Mobilidade. Serão acrescentadas informações sobre arborização dos passeios como porte e tipos de árvores que não danifiquem as calçadas. A proposta da Comissão de Calçadas visa avaliar essas rotas e pisos recomendados para sua execução.
Serão contemplados na regulamentação os casos atípicos para vias com declividade acentuada e locais em que a calçada existente é menor que a faixa de pedestres ideal, situações comuns em cidades que têm um centro antigo, com ruas estreitas e bairros em locais mais altos.
Da comissão estavam presentes à reunião os representantes das Secretarias de Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana. Fazem parte ainda membros do Meio Ambiente e Fiscalização de Posturas.
A Secretaria de Planejamento vem desenvolvendo um trabalho conjunto de estudos para regulamentação dos critérios de construção, conservação e acessibilidade das calçadas em todo o município. Com este objetivo, foi criada uma comissão que estuda a regulamentação de calçadas, que conta com integrantes de várias secretarias.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)