Secretaria de Meio Ambiente orienta descarte correto de resíduos

Escutar áudio do texto

Seu resíduo reciclável não é lixo. É fonte de renda para 44 catadores da Cooperativa Recicla Jacareí, que o município mantém convênio”, orienta a diretora de Limpeza Pública Marli Gomes. Ela informa que todo material reciclável coletado porta a porta e nos LEVs são encaminhados para a cooperativa.

A diretora explica que estes materiais passam por triagem e são vendidos para as empresas que reciclam ou encaminham para as recicladoras. “Toda renda é revertida para os cooperados”, destaca. Para que estas pessoas possam continuar a usufruir desta renda, Marli pede para que os munícipes separem os resíduos secos (papéis secos, plásticos, vidros, metais, entre outros) dos resíduos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (orgânico).

Os moradores dos bairros que ainda não são contemplados com a coleta seletiva, podem levar os materiais recicláveis nos nove LEVs da cidade. Confira os dias e locais da coleta seletiva (resíduo seco) e do resíduo úmido (orgânico) no site da prefeitura www.jacarei.sp.gov.br.

A administração municipal vem trabalhando na melhoria de projetos já existentes, buscando incentivar e ampliar os serviços. Dos 156 bairros da cidade, 77 recebem a coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza Pública, pretende ainda nesta gestão, contemplar toda a cidade com a coleta seletiva.

Todos os materiais recolhidos na Coleta Seletiva, no Cata-Treco e nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) que são recicláveis, são levados para a Cooperativa, que após passarem pela triagem, são vendidos para as empresas recicladoras, proporcionando renda a todos os seus cooperados.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)