O 2º Fórum Regional de Direitos Humanos do Município de Jacareí está com as inscrições abertas, pelo link https://www.jacarei.sp.gov.br/forum-direitos-humanos/. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, convida toda a população e região para o evento, que acontece no dia 1º de dezembro, das 8h às 12h30, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, localizado na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595. Para garantir a vaga é necessário realizar a inscrição através do link e confirmar presença até a próxima terça-feira (28).
O fórum tem o propósito de dialogar e compreender a importância do trabalho de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos. Durante o Fórum serão celebrados os dois anos de trabalho da Subsecretaria na realização de ações de enfrentamento das desigualdades, na Acessibilidade, com Migrantes, de Mulheres vítimas de violência, com a Comunidade LGBTQIA+ e na Promoção da Igualdade Racial, com atenção à população negra.
“Trata-se de um momento especial, por ser a única iniciativa de políticas de Direitos Humanos realizadas por um órgão público no Vale do Paraíba Paulista, abordando temáticas atuais relacionadas ao campo dos direitos humanos, em um movimento formativo e cultural, que trará em sua programação, intervenções artísticas de culturas tradicionais da cidade, atrações musicais, ambiente instagramável, e palestras realizadas por convidados de grande reconhecimento”, destacou a subsecretária Girlaine Dias.
Confira os convidados:
Hélio Santos – Doutor em Administração, mestre em Finanças e intelectual do movimento negro, foi presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de SP nos anos 1984/86, primeira iniciativa do Estado brasileiro no pós-abolição em relação à questão racial. Consultor e palestrante, possui inúmeras experiências em empresas como AMBEV, Price, Anbima, Itaú, Editora Abril, Bolsa de Valores, Shoppings Centers, Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Salvador.
É autor e organizador de inúmeros artigos e capítulos de livros, entre eles “A busca de um caminho para o Brasil – a trilha do círculo vicioso” e “A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial: Brasil 200 anos – 1822/2022”. Atualmente é membro de diversos conselhos e comitês dentro das temáticas da diversidade; desenvolvimento humano e relações raciais.
Cerimonialista Rodrigo Hernandes, “o Santo” – Do mundo corporativo à arte, a experiência de Santo passa pela consultoria em comércio exterior e engenharia de inovação para organizações, realizando projetos de impacto, desenvolvimento e pesquisa humana. Palestras, workshops e vivências para organizações, empresas, universidades e poder público, fazem parte de sua especialização. O Design de Comunidades Humanas é seu atual investimento, auxiliando pessoas a significarem experiências pensando na humanidade e resgatando o seu senso de pertencimento e valor à vida.
Artista visual desde 2018, segundo suas palavras, “constrói relações de troca com todos à sua volta, tendo a arte da pintura, textos, esculturas como o lugar de afetos mais legítimo e sem limites de ser divino-humano”.
Carla Akotirene – Doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade? ”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e Sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra.
Também é a idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.
Intervenção Musical – Bê Lourenço – Cantora e sambista paulistana. Canta desde pequena, junto ao pai, que a incentivava a ouvir Bossa Nova, MPB e música preta internacional. Iniciou sua carreira em 2016 cantando MPB, Pop Internacional, Samba e Soul, sendo na atualidade reconhecida nacionalmente por sua participação no programa The Voice Brasil, em 2022.
Orquestra Sanfônica de São Paulo – Em 2023, a Orquestra Sanfônica de São Paulo (pioneira no nome SANFÔNICA, no Brasil) completou 35 anos levando a música regional brasileira e a música clássica por meio do tradicional e inusitado som do Acordeom – a nossa famosa “sanfona”.
Com um repertório apurado e bem orquestrado, a ORQUESTRA SANFÔNICA DE SÃO PAULO, em sua trajetória, se apresentou em diversos lugares no Brasil e no exterior, recebendo prêmios por sua excelência.
Legenda: Vários nomes já confirmaram presença no 1º Fórum Regional de Direitos Humanos
LEIA MAIS
- Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos realiza formação para professores municipais
- Professores municipais recebem 2ª formação com o tema “Educação das Relações Étnico Raciais – ERER”
- Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos faz reflexão no Dia da Abolição da Escravatura
- Prefeitura de Jacareí homenageia personalidades da história do Brasil com nomes de ruas no bairro Vila Ita
- Equipe do Instituto Caminhabilidade visita projeto premiado de Jacareí “Caminhos Ancestrais”