Evento promovido por entidades ligadas ao meio ambiente reuniu especialistas e interessados no assunto em Jacareí
O desafio da transformação ecológica foi tema de debate na 1ª Conferência Livre Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira (23), em Jacareí. O evento, realizado no Complexo Educacional Paulo Freire, reuniu interessados e especialistas em diferentes abordagens sobre emergência climática.
A abertura da cerimônia contou com a participação do prefeito Celso Florêncio e do Secretário de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Rogério Costa Manso. As ações realizadas pelo município foram apresentadas pelos engenheiros e especialistas Denise Cubas e Hugo Melo. A Defesa Civil também contribuiu com o debate.
A agenda contou ainda com discussões sobre mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, governança e educação ambiental, além de transformação ecológica com os painelistas Wilson Cabral, Valdir Martins, Érico Pagoto e Andreia Andrade. Houve, também, discussão em grupos temáticos junto aos participantes.
Eleição
Entre as principais ações da conferência, esteve a eleição de um delegado técnico para representar o município na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. Ele será responsável por levar para a discussão as 10 propostas eleitas nos 5 eixos temáticos da Conferência Municipal. O nome escolhido foi o do arquiteto Mário S. Soléo Scalambrino, professor da FATEC. O evento está previsto para ocorrer entre 03 e 14 de março, em São Paulo (SP).
O evento foi realizado pelo Instituto Socioambiental Suinã, pelo Corredor Ecológico Vale do Paraíba e pelo Metamorphosis, com apoio da Prefeitura de Jacareí e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do governo federal.