Com 18 entidades beneficentes e atrações culturais, a festa tradicional de salvaguarda do patrimônio começa nesta sexta-feira (25) e vai até o próximo domingo (27)
Neste fim de semana, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, será realizada a Feira do Bolinho Caipira 2023, no Parque da Cidade de Jacareí. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) junto à Prefeitura Municipal e consolida a agenda cultural do mês de agosto, dedicada ao Patrimônio.
Neste ano, a festa vem com uma programação diversa e gratuita para toda a população. Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, reforça que a Feira do Bolinho é uma ação de salvaguarda do Patrimônio Imaterial. “A 11ª Festa do Bolinho Caipira está prestes a encantar Jacareí, celebrando uma tradição culinária que enriquece a memória da região. Essa iguaria, típica do Vale do Paraíba, é uma manifestação do patrimônio imaterial que sustenta a identidade cultural de Jacareí.”, afirma Mendicelli. “Mais do que uma celebração culinária, a Festa do Bolinho Caipira se destaca como um elo entre passado e presente, enriquecendo a memória coletiva e perpetuando os laços culturais que unem a cidade.”, pontua ele.
Como nas edições anteriores da festa, a venda do bolinho será em prol das entidades beneficentes da cidade. Neste ano, participarão 18 entidades habilitadas via edital de credenciamento público. Cada barraca irá vender o tradicional Bolinho Caipira, com farinha branca e recheio de linguiça, pelo valor de R$2,50. Além de outras opções de comida e bebida, à escolha das entidades. Durante os dias do evento, a venda será realizada das 14h às 22h.
Trânsito e estacionamento
Entre os dias 23 a 27 de agosto, o bolsão do estacionamento do Parque da Cidade estará fechado. Já o estacionamento na lateral do Parque será permitido entre os dias 25 e 27. É recomendado que os motoristas estacionem nas ruas e bairros próximos e em estacionamentos privativos na região, que estarão funcionando durante os dias do evento.
Maiores informações sobre a Feira do Bolinho Caipira 2023 estarão disponíveis nos canais oficiais de comunicação da FCJ.
Confira abaixo a programação completa da 11° Edição da Feira do Bolinho em Jacareí no Parque da Cidade:
Sexta – 25/08
- 18h – Abertura Oficial da Feira do Bolinho (Cerimonial), tendo como anfitriã Mestra da Cultura Viva, Ione Câncio
A Feira do Bolinho Caipira de Jacareí,além de ser uma ação de salvaguarda do Patrimônio Imaterial, consegue integrar várias ações em prol da nossa cidade e propiciar à população cultura, lazer e tradição através da culinária servida na feira.
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva – área interna do Parque da Cidade
- 19h30 – Apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Jacareí
“Clássicos da Disney: 100 anos de Magia”
Local: Concha Acústica do Parque da Cidade
Sábado – 26/08
- 10h – Oficina Saberes: Bolinho Caipira, com Mestra Ione Câncio
A oficina irá propiciar o aprendizado do nosso bolinho tradicional, com dicas de quantidade de material, congelamento e vendas, além de um bate papo com a Mestra sobre sua trajetória.
Número de vagas: 10 pessoas (público adulto)
O material estará incluso na oficina
Local: Casa do Parque
- 13h – Oficina Saberes – Contação de histórias: lendas e tradições, com Mestre Doni Bueno
Aproveitando o mês de agosto e a feira do bolinho, Mestre Doni irá, de forma lúdica, narrar algumas lendas de nossa região.
Número de vagas: Livre
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva
- 14h – Apresentação de Mestres da Cultura – Folia de Reis, com o Grupo “Filhos do Oriente”
Com suas roupas coloridas e muita música, a Folia de Reis, tendo a frente Mestre Luiz, vem abrilhantar o evento com a apresentação dos festejos culturais folclóricos.
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva
- 15h – Apresentação de Mestres da Cultura – Grupo Veteranos da Catira
Marcado pelas batidas dos pés e das mãos e conduzido pelo Mestre Sebastião Martins, o Grupo “Veteranos da Catira” se apresentará com muita dança e música.
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva
- 16h – Mestres da Cultura Viva 2023 – Premiação
Como forma de reconhecimento dos saberes e fazeres da tradição popular como estruturantes para a afirmação e fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo jacareiense, o prêmio contempla, neste ano, 04 novos Mestres da Cultura Viva.
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva
- 18h – Banda Balaio de Ostra apresenta: Balaio Raízes
Homenagem aos 46 anos de carreira de uma dos maiores nomes da nossa música. Repertório cheio de sucessos de Zé Ramalho e outros grandes nomes que fizeram parceria e influenciaram a carreira do cantor e compositor paraibano.
Local: Concha Acústica do Parque da Cidade
- 20h – Show com Fabinho da Viola: “Coração Caipira”
Com uma voz potente e habilidade ímpar na viola, Fabinho proporciona um espetáculo envolvente e empolgante, que certamente ficará marcado na memória de todos os presentes.
Local: Concha Acústica do Parque da Cidade
27/08 – Domingo
- 10h – Oficina Saberes: Bolinho Caipira, com Mestra Ione Câncio
A oficina irá propiciar o aprendizado do nosso bolinho tradicional, de forma a estimular o aprendizado e perpetuar a nossa tradição com o público infantil.
Número de vagas: 10 pessoas (público infanto-juvenil)
O material estará incluso na oficina
Local: Casa do Parque
- 13h – Oficina Saberes: A arte de modelar, com Mestre Magela
Usando a argila como base, Mestre Magela, através da oficina, irá propiciar momentos de cultura, arte e lazer.
Número de vagas: 10 pessoas
O material estará incluso na oficina
Local: Casa do Parque
- 14h – Apresentação Maculelê, com Mestres da Cultura Viva
Mestres da Cultura Viva na modalidade Capoeira, se unem para a apresentação de Maculelê, uma dança com base na cultura afro-indígena brasileira, que simula uma luta com o uso de bastões.
Local: Stand dos Mestres da Cultura Viva
- 15h – Sarau Chico Science
Sarau com a Banda Voadora do Saci em homenagem ao artista Chico Science. Com uma programação extensa sobre a obra de Chico Science & Nação Zumbi, o projeto oferecerá um sarau com abertura para diálogos/trocas sobre a importância de sua poesia, musicalidade e também do Movimento Manguebeat e suas referências de Cyberpunk e Afrofuturismo, sempre com um olhar para o social e a vida cotidiana.
Local: Parque da Cidade
- 16h – Oficina Chico Science
Oficina de percussão com a Banda Voadora do Saci.
Local: Parque da Cidade
- 18h – Show Chico Science
Show em homenagem à Chico Science com a Banda Voadora do Saci.
Local: Parque da Cidade
- 20h – Show Thalles e Lucas
Show ao vivo com dupla revelação do Vale do Paraíba.
Local: Concha acústica do Parque da Cidade
Legenda: Feira do Bolinho Caipira 2023 / Divulgação
LEIA MAIS
- Fundação Cultural promove ‘Bate-papo LIC’ na próxima quinta-feira (23)
- MAV têm exposições para todas as idades nestas férias
- Fundação Cultural de Jacarehy convida as crianças para uma programação especial de férias escolares
- Festival ‘Cantautoras do Vale’ reúne talentos autorais femininos neste final de semana, no Pátio dos Trilhos
- Fundação Cultural de Jacarehy abre credenciamento para Orientador Artístico de Oficinas Culturais